Panorama empresarial 2025

O novo ano-calendário também marca o início do novo exercício fiscal das empresas. Época propícia para a avaliação de cenários, perspectivas, conjunturas, com o objetivo maior de enxergar com clareza, temas que serão destaque no panorama empresarial 2025.

Portanto, merecem atenção especial da Governança Corporativa e dos Conselhos de Administração das empresas. As empresas de pequeno e médio porte também realizam seus planejamentos.

Tema 1: Alta da cotação do dólar e seus reflexos na economia

A elevação da cotação do dólar no final de 2024, apesar das intervenções do Banco Central (BCB) no intuito de controlar tal elevação, tende a persistir em seu viés de alta.

De certo modo, o mercado financeiro precifica a incerteza quanto ao controle das contas públicas, bem como em relação aos fatores externos, tais como: a taxa de juros nos Estados Unidos.

O período de elevação da cotação do dólar frente ao Real pode produzir seus reflexos na economia do Brasil, a partir do segundo trimestre de 2025, pressionando a inflação e o crescimento da economia.

Tema 2: Selic, inflação e o desafio do equilíbrio fiscal das contas públicas

A taxa básica de juros, popularmente conhecida como ‘taxa selic’, é um dos instrumentos utilizados pela autoridade monetária – Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), com o objetivo de combater a inflação. A prática mostra que o Banco Central eleva a taxa selic com o objetivo de conter o consumo e, consequentemente – a alta da inflação.

Assim como alertamos em 2024, reiteramos que o cenário econômico do Brasil revela que o crescimento econômico é um desafio a ser enfrentado, face à predominância de um aumento crescente nos preços. Acrescenta-se, nesse cenário, a instabilidade cambial, com a crescente elevação do dólar frente ao Real. O grande desafio quando se fala em política econômica ainda é o de evitar a denominada estagflação – caracterizada pelo aumento da inflação e baixa taxa de crescimento econômico.

A questão do equilíbrio fiscal das contas públicas ainda está em pauta de destaque, a depender de seu resultado – impactos podem ser refletidos no planejamento das empresas e no ambiente de negócios.

O cenário descrito pode demandar uma especial atenção das empresas em relação aos seus contratos e investimentos, o que pode ser melhor assegurado por um assessoramento jurídico especializado.  

Tema 3: ambiente de negócios e a nova política de taxação dos Estados Unidos

A nova política de taxação de importações a ser adotada pelo novo governo dos Estados Unidos pode trazer reflexos às empresas brasileiras. Nesse cenário, negociações amplas devem ser feitas, de modo a assegurar um certo grau de “equilíbrio nas relações comerciais” entre os países.

O cenário descrito pode demandar uma especial atenção das empresas em relação ao Planejamento Tributário adequado e juridicamente seguro, o que pode ser melhor assegurado por um assessoramento jurídico especializado.

Tema 4: Pauta tecnológica:inteligência artificial e sua aplicação nos negócios e na indústria

Em 2025, a utilização da inteligência artificial será amplificada em escala global nunca antes vista, impulsionando os meios de produção e modificando a estrutura dos negócios.

Leia também: https://gsadvocaciaempresarial.com.br/artigo-publicado-panorama-empresarial-2024/

Gilson Silva

Advogado especialista em Direito Tributário

GS ADVOCACIA EMPRESARIAL

Categorias: ARTIGO