Antes de tudo – ouça e entenda a demanda do cliente

Vivemos em um mundo cada vez mais automatizado. E isso é bom? Sim. No ambiente corporativo a automação permite ganho de escala, aumento da produtividade e redução de custos.

Todavia, na relação com o cliente (B2B), tanto na Advocacia, quanto em outras atividades profissionais, uma coisa bem simples, e até óbvia, jamais pode ser deixada de lado – ouvir e entender a demanda do cliente.

No mundo dos negócios altamente competitivo de hoje, onde as expectativas dos clientes estão em constante evolução, há uma habilidade essencial que deve ser aplicada em todas as áreas: ouvir e entender a demanda do cliente. Essa simples ação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma relação comercial ou parceria empresarial.

Ouvir significa dar exclusividade de atenção à informação trazida pela cliente.

Entender a demanda significa que após dar exclusividade de atenção à informação trazida pelo cliente -, propor medidas assertivas que impactem positivamente no negócio dele.

Ao compreender profundamente o que os clientes/consumidores realmente querem, é possível entregar soluções personalizadas e experiências memoráveis que os encantem.

Assim como na famosa “regra de Pareto”, também conhecida como princípio 80/20, podemos dizer que um atendimento assertivo e inteligente ao cliente é resultado de 80% (ouvir e entender sua demanda) e 20% (execução e entrega daquela demanda).

Portanto, antes de estudar aquele caso complexo – primeiro ouça e entenda a demanda do cliente.

Antes da técnica, o primeiro passo a ser dado é ouvir e entender a demanda do cliente, seja ele (interno ou externo).

Antes da propositura da ação – ouça e entenda a demanda do cliente.

Antes da propositura do acordo – ouça e entenda a demanda do cliente.

Antes do fechamento daquele negócio ou contrato – ouça e entenda a demanda do cliente.

Só assim, se antes de tudo, ouvirmos e entendermos a demanda do cliente, e após essa fase, com a aplicação da técnica e também dos recursos tecnológicos, será possível propor soluções assertivas que impactem positivamente no negócio dele.

GS ADVOCACIA EMPRESARIAL

Associado à Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB)