AUDITORIA JURÍDICA: saiba por que ela pode prevenir prejuízos em sua empresa

A pandemia da covid-19 trouxe grandes mudanças no Brasil e no mundo, impactando, inclusive, na criação de novos modelos de negócios, e exigindo ajustes no planejamento e na estratégia empresarial.

No cenário empresarial, a pandemia obrigou as empresas a revisitarem seus planos de negócio, sua estratégia, custos e despesas, além de exigir a implementação de planos emergenciais de contingenciamento e de busca por novas oportunidades.

Esse cenário teve e tem reflexos diretos na Governança empresarial e demanda a tomada de decisões estratégicas que impactem o resultado das empresas.

Mas afinal, por que a Auditoria Jurídica pode prevenir prejuízos em minha empresa?

A Auditoria Jurídica é uma atividade que pode contribuir no sentido de prevenir riscos e passivos decorrentes da não observância, ou da desatualização dos procedimentos da empresa, em face à legislação.

Esses riscos no passivo podem ser, por exemplo: multas aplicadas pela fiscalização; pontos vulneráveis passíveis de demanda judiciais; erros quanto à interpretação da legislação etc.

Com a implantação da Auditoria Jurídica é possível disciplinar os processos corporativos das organizações, com a finalidade preventiva, no sentido de evitar erros, minimizar riscos, evitar custos adicionais e prejuízos.

A Auditoria Jurídica pode ser adaptada a cada situação, permitindo que seja feito um trabalho personalizado para cada caso ou setor específico da empresa, de acordo com as necessidades empresariais da organização.

Leia também: https://gsadvocaciaempresarial.com.br/membro-associado-a-belgalux/

Quais os benefícios da Auditoria Jurídica?

A auditoria jurídica traz como benefício, a possibilidade de corrigir e de melhorar o processo gerencial da empresa, contribuindo para a segurança jurídica, a eficiência da organização e a melhoria da governança corporativa.

Trata-se de uma prática preventiva, que pode ser aplicada, independentemente do porte ou do tamanho da empresa.

A Auditoria Jurídica possibilita organizar os assuntos internos da empresa, em caráter preventivo.

Afinal, prevenir é sempre muito melhor do que remediar!

Leia também: https://gsadvocaciaempresarial.com.br/aumento-da-tributacao-dos-bancos-e-os-reflexos-no-custo-do-credito-empresarial-sua-empresa-esta-bem-assessorada-na-negociacao-e-renegociacao-de-contratos-bancarios/

Como é implantada a Auditoria Jurídica?

O trabalho de Auditoria é implantado em etapas, sendo as principais: (i) diagnóstico dos procedimentos setoriais da empresa; (ii) analise e identificação de inconformidades legais; (iii) Elaboração de Relatório e de Parecer Jurídico, contendo as recomendações necessárias.

Atualmente, observa-se que inúmeras empresas adotam procedimentos que podem gerar passivos futuros.

Por essa razão, a contratação de uma Auditoria Jurídica pode prevenir sua empresa de prejuízos.

No atual cenário, é extremamente importante o empresário considerar a Auditoria Jurídica como uma prioridade.

Leia também: https://gsadvocaciaempresarial.com.br/aumento-dos-precos-dos-combustiveis-sua-empresa-esta-preparada-para-os-reflexos/

Membro associado à Câmara de Comércio França-Brasil.

https://www.ccfb.com.br/